quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mania das dietas #2

O sr. nutricionista ficou escandalizado por não fazer pausas para lanchar a meio dos turnos; não é que não possa, não me lembro. É verdade, no trabalho não me lembro de comer, há trabalho para fazer! Claramente, quando saio, seria capaz de comer um búfalo...
Decidida a ver se no Continente vendiam búfalo, lá vou às compras cheia de fome (atitude completamente reprovada pelo sr. nutricionista no seu relatório) resultado: andei quase 40min no supermercado a pegar e deslargar coisas com a calorias suficientes para uma semana. Primeiro fui direta ao pão, o de Rio Maior, já a sonhar com torradas ensopadas em manteiga e um leitinho de chocolate quente; depois passei pelas tortas da Dancake que estavam em promoção e as bolachas de strüdel também; ainda passei pela Nutela, pela Bolonhesa, Nesquik, os Magnuns... um verdadeiro roteiro da gula. LARGUEI TUDO!... SOU BUÉ FORTE.... (vá, ok, trouxe noodles, assim um pacotinho piquinininho de noodles)
 
Até larguei um ovo Kinder!
 
Lição: NÃO IR ÀS COMPRAS COM FOME!!!! O cérebro apanha o elevador, desce até ao estômago que consegue convence-lo  que os Ferrero Rocher espalhados por meio Continente são alimentos nutritivamente saudáveis. Acho que a falta de açúcar está a deixar-me louca.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mania das dietas

Este fim de semana com a folga de hoje, foram dias de intensivo treino para as olímpiadas... da obesidade! Consegui não seguir nenhuma das recomendações do sr. nutricionista e ainda engolir praí umas 2000 calorias a mais que devia. Portanto, se me virem a morfar folhas de alface (e só) esta semana, não pensem que vá fazer mal, porque tenho andado a armazenar. "Andas com a mania das dietas?"- perguntam alguns... Pois é, ando mesmo, mas não se preocupem, é só mania mesmo...porque dieta, 'tá quieto!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Fui ao Zumba!

Hoje treinei que nem uma louca. Nem sabia que conseguia fazer tantos agachamentos com 10kg no lombo e dói-me mais o rabo que aquela vez em que a minha avó me encheu de chineladas por ir brincar p'ra estrada. Uma hora de musculação, em que a cada 5 min pensei que "ok, acabou" e depois pensas "mais este" e pronto, passaram-se 60min.
Fui a zumba pela primeira vez, montes de amigas já me tinham recomendado, não se fala de outra coisa nos ginásios, basicamente, é a aula da moda. Fui experimentar e gostei, e, ao contrário de Jump e Step, atinei com a coreografia quase à primeira. Senti-me espetacular.

Cheguei a casa às dez e meia da noite com vontade de comer 5 frangos assados, uns 2 pratos de spaghetti à bolonhesa, 1 francesinha e umas quantas taças de mousse de chocolate, leite-creme ou baba de camelo para sobremesa... Comi 1 sandes mista em pão escuro, iogurte e fruta (e ainda petisquei umas 3 bolachas tostadas, confesso).

Agora, vou ali descansar músculos e mente no meu sono de beleza e sonhar com Pretzels cheios de manteiga!

A nutrição

Há uma semana foi dia de depressão depois da consulta de avaliação física e de nutrição, hoje foi dia de depressão repetida. Não bastava dizerem quanta massa gorda carregas todos os dias no teu lindo corpo, e tudo aquilo que não deves comer, oralmente (onde existe a probabilidade do tamanho do Evereste de te ires esquecendo) não, não é suficiente e assim, só para levar a chapada na outra face, recebi hoje os relatórios das duas consultas por escrito no meu mail. Pois é, meus amigos, adivinham-se ataques de ansiedade por falta de lambuzices.

Segundo o sr. nutricionista posso cometer uma loucura uma vez, uma vezinha apenas, por semana. Já me estou a ver a ir para uma esplanada enfardar um destes...


 
 
PS: ainda pensei em fazer aqui um parágrafo sobre medidas e metas... quem sabe uma foto do antes para mais tarde comparar com o depois... mas depois da Jéssica Athayde, com aquele corpão, ter sido apedrejada em praça pública por não se controlar nos hidratos de carbono, achei que era melhor deixar essa ideia na gaveta, para o bem da vossa vista e da minha auto-estima!

domingo, 12 de outubro de 2014

Fiquei no sofá #1

Ontem fiquei no sofá. Conscientemente, fiquei no sofá... e ai! como eu me arrependo!
Passo a explicar, estava eu toda equipada, prontíssima para a minha primeira aula de Kangoo (onde se calçam umas sapatilhas com molas e se anda aos pinchos), quando começa a dar na tv o filme "Comer, Orar e Amar" com a Julia Roberts. Ora eu, orgulhosa possuidora de apenas 4 canais televisivos não tenho muitas oportunidades de ver filmes que ainda não repetiram 28536272 vezes (este provavelmente já é cromo repetido, mas eu nunca o tinha visto). É verdade, nunca vi o dito cujo, apesar de todo o blá blá blá que provocou na época, assim com direito a imagens nostálgicas com as bonitas das frases cliché sobre inspiração para mudar de vida, viajar, procurar o nosso "eu" (ahahahahahah); nunca vi mas estava na lista com tanto fru fru... Conclusão: bela merda de filme. Como é que andava tudo doidinho com aquilo? Eu espero, honestamente, que o livro seja bem melhor, mas tipo.... cem mil vezes ao quadrado melhor. Já vi muitos filmes maus, mas já ia avisada. Uma produçãozeca tipicamente hollywoodesca, cheia de estereótipos preconceituosos sobre todo um mundo que existe para além dos Estados Unidos. A sério que que estive tentada a pedir o reembolso de parte do imposto de audiovisuais.
Nunca mais me enganam, para a próxima só se o Leonardo DiCaprio aparecer à minha porta de limusine é que falto ao gym... e apenas se for para comer sushi, caso contrário vou ter que reconsiderar... isso e se as minhas compinchas de Coimbra telefonarem a combinar café (mas vão ter que insistir pelo menos duas vezes).

Hoje é dia do senhor, vou ficar no sofá também!

sábado, 11 de outubro de 2014

O dia mais duro #1

Hoje foi o dia das dores, principalmente no tronco. Ontem foi dia de treino com o Coach (aka o Personal Trainer mas eu ando num ginásio chique e a designação PT já era muito batida). Não pensem que me calhou o euromilhões para agora andar a pagar um PT, nada disso, este treino (só um) é oferta, assim como a avaliação física e a consulta com o nutricionista . Se a ideia é dar um cheirinho  dos resultados que se podem obter se formos acompanhados por um profissional, convenceu-me logo à primeira. Para além de se fugir da monotonia das máquinas, descobrimos que os nossos limites são maiores que aquilo que poderíamos crer. Ele foi fazer abdominais, prancha, saltinhos, aguenta de cócoras e mais e mil e quinhentas coisas... e quando pensas que finalmente acabou, começa tudo de novo. Sai-se de lá toda partida e é esse o objetivo.
Os músculos das pernas já não me trazem problemas, ainda não cheguei à fase de levantar 41363646kgs mas até tenho mais resistência que imaginava. O problema mesmo são os braços... tenho tanta força de braços como uma galinha ou um pombo... na verdade, pareço uma codorniz!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Where there's a will there's a way

É incrível a quantidade de desculpas que nos vem à cabeça para não levantar o rabo do sofá. "Ai, estou toda partida de ontem"; "Deixa-me só dar aqui um saltinho ao facebook"; "Hoje a minha amiga não vai"; "Tenho que ir à Segurança Social"... e a melhor que me ocorreu: "Acho que li não sei onde que se devia ir só dia sim, dia não"...

Mas quando há vontade, há tudo e, apesar das milhentas desculpas para se ficar em casa (por mais estapafúrdias que possam ser), vai-se! E sai-se ainda mais partida mas tão satisfeita que nem se dá por isso; o facebook continuou lá, a amiga não foi e é da maneira que fazes figurinhas mais tristes, a segurança social está aberta até às 20h e o ginásio funciona das 8h às 22h e todos os dias há aulas diferentes... e há piscina... e tens a musculação... e se quiseres fazes só cardio... acho que já deu para perceber a ideia. Portanto, para cada desculpa a dizer não, há pelo menos duas razões para ir treinar.
Há uns tempos nada me convencia que uma pessoa pudesse sair contente e completamente satisfeita do ginásio, sempre pensei que as pessoas que diziam isso deviam ter algum tipo de desconto na mensalidade, massagens grátis ou algo parecido... Não, é mesmo verdade. Correndo o risco de cair no cliché, a sensação é muito boa. Recomendo!

Ontem fui, hoje também... amanhã já tenho uma sessão marcada com o PT por isso vou ter mesmo que ir. Pelos meus planos a folga fica para o Domingo que é dia do Senhor.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O grito do Ipiranga!

Tira-me esses glúteos do sofá é como quem diz "levanta esse rabo gordo e celulitoso do sofá e mexe-te". Foi isso que decidi fazer e, pela primeira vez, aos 27 anos, inscrevi-me num ginásio. Armada em fina, não quis um ginásio qualquer... tinha que ser um que tivesse piscina; durante alguns anos na adolescência pratiquei natação e, agora que (re)iniciei a minha vida desportiva, não queria sentir-me totalmente um "peixe fora de água". O plano até correu bem, na medida que, o que se paga por um ginásio com piscina, obrigatoriamente vais ter que fazer dieta... "ah e tal, vou comprar aquele queijo maravilhoso francês com aquele vinho e relaxar com um banho de espuma" ERRADO! Já gastaste o teu fundo de pequenos luxos na mensalidade do ginásio e a mensalidade do carro só te deixa ter uma casa com polivan.
A qualidade do ginásio até agora não me desapontou e hoje foi o dia de encarar a realidade num frente a frente entre mim e a senhora avaliadora da minha condição física.

"A menina está dentro do peso recomendável, mas todo o seu peso é gordura, como pode ver aqui o gráfico de percentagem de gordura recomendável, a menina ainda está no vermelho clarinho mas está quase a atingir o patamar do muito grave"...

Basicamente, foi isto que a senhora me disse, e também que preciso de transformar 6kgs de gordura em músculo, é isso e não se fala mais no assunto.